Notícias

Programação gastronômica do Festival da Primavera terá opções para todos nos gostos

Food trucks, aulas de gastronomia e a Feira da Cidade estão entre as atrações do evento marcado para celebrar a chegada da estação
 
Entre os dias 22 e 25 de setembro, turistas e cidadãos soteropolitanos contarão com uma vasta programação gastronômica em celebração à chegada da Primavera. Food trucks, aulas de gastronomia e a Feira da Cidade terão opção para todos os gostos em diversos locais, a exemplo do Parque da Cidade, Rio Vermelho e Avenida Centenário.
 
A partir da quinta-feira (22) até o sábado (24), a Praça Caramuru vira um restaurante a céu aberto, sempre às 15h, com uma Cozinha Show especial, feita em parceria com a com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) e da Nestlé Professional, e ministrada por chefs de cozinha de toda a cidade.
 
Estão confirmados os chefs Cristiano Santos e Jander Moura, do Restaurante Senac Casa do Comércio; Beto Pimentel, do Restaurante Paraíso Tropical; Gabriel Lobo, do Sagaz; Camila Crichigno e Rafael Stavale, do Coz2 Garage; Celso Vieira, do Pasta em Casa; Fabrício Lemos, do Origem; Luciano Alves, da Nestlé; Arthur Barbosa, do RV Lounge; Ricardo Silva, do Bento Boteco; José Morchon, do Shanti e La Taperia; Marcelo Lerner, do Caminho de Casa; Leila Carreiro, do Dona Mariquita; Tereza Paim, da Casa de Tereza; além de Leka Hattori, curadora do evento.
 
Hattori ministrará um curso específico para as crianças, com preparação de hambúrguer de queijo coalho e brigadeiro de banana da terra. De acordo com Hattori, todos os pratos apresentados terão como tema a Riqueza da Baía de Todos os Santos, das diversas regiões de Salvador. No total, serão abertas 50 vagas para cada apresentação dos chefs, e a inscrição será por ordem de chegada. Os pratos apresentados serão degustados por todos que participarem das aulas.
 
O chef Gabriel Lobo, do restaurante Sagaz e do Guerrilha Food Truck, além de participar do com seu caminhão servindo burgers, baião de dois e paella no Parque da Cidade, vai ministrar uma aula show onde vai preparar uma trilogia de tapas, ou aperitivos e petiscos oriundos da Espanha. “Fiquei muito feliz em ser chamado para o evento. Sendo um empresário do Rio Vermelho e chef reconhecido, aceitei o convite”. O chef afirmou que dará um toque baiano às tapas, preparando pratos com o “Huevo a Flamenca”, com base de moqueca de camarão, chuchu e ovo, a “Croqueta de Bobó”, um bolinho de aipim com base de bobó de camarão, e por último o Pintxo (outro nome para tapas) de Filé e Cogumelos, temperados com alho e mostarda.
 
O chef Beto Pimentel, com seu alto astral e animação, trará um pouco do seu Paraíso Tropical para o Rio Vermelho. “Quando recebi o convite, fiquei muito feliz. É uma grande alegria participar de algo que só vai fomentar a gastronomia e o turismo em Salvador. A cidade está linda, o baiano voltou a ter autoestima, a gostar da cidade e participar desse evento, que reúne de tudo. E levar a gastronomia para a população só dá alegrias”, disse Pimentel. O chef vai apresentar o prato “Baía Traquina”, uma moqueca de aratu, tarioba, preguari e mapé, mariscos oriundos da Baía de Todos-os-Santos, acompanhados de maxixe, mamão verde e lâminas de coco verde.
 
 
Parque da Cidade – Na entrada principal do Parque da Cidade, o Bahia Food Park vai aportar pela primeira vez no Festival da Primavera com os food trucks e seus diferentes pratos, que vão desde hambúrgueres a crepes, yakissoba, coxinha e pastéis variados. Segundo Leka Hattori, do Leka Food Truck, a ideia para esta edição especial é inovar com alguns pratos, testando novos sabores para agradar o paladar soteropolitano. Com valores de R$ 5 a R$ 20, o espaço funcionará nos dias 24 e 25 de setembro, das 11h às 17h. No domingo (25), o espaço contará com uma edição especial da Cozinha Show, com muitas surpresas.
 
Feira da Cidade – Nos dias 24 e 25, das 11h às 20h, o canteiro central da Avenida Centenário recebe uma edição especial da Feira da Cidade, celebrando a chegada da primavera. O evento comemora dois anos de criação do projeto, que começou como B.I.G. CHEFS RUA, e passou a ser chamado Feira da Cidade a partir do Festival da Primavera de 2014.
 
Nessa edição, contará com uma megaestrutura, três palcos para apresentações musicais e 150 participantes, entre stands de burgers, docinhos, churros, e também de feira de vinis, sebo, roupas, acessórios e cervejas artesanais. A Feira é a maior praça de alimentação a céu aberto no Festival da Primavera e promete muitas novidades. Entre elas, mais uma vez, um mega bolo de aniversário, o festival Minha Banda na Feira, com diversas bandas autorais do cenário soteropolitano e também uma cabine de DJs que vão se apresentar.
 
Para o público infantil, a Feira da Cidade promete uma vasta programação, com direito a piquenique, café da manhã tanto no sábado quanto no domingo e apresentações teatrais para animar os pequenos. Quem escolher celebrar a nova estação no local também contará com o espaço Canteiros Coletivos, oficina de jardinagem no domingo (25) e roda de leitura com o projeto Livres Livros. Já os amantes da cachaça terão um espaço especial dedicado à bebida, em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro.
 
Para Carla Maciel, idealizadora e organizadora do evento, a Feira, que começou como um projeto piloto, é importante para os poderes se unirem pela cidade, pela cultura que Salvador precisa e merece. “O calendário da cidade precisa ser composto por eventos importantes que a população conheça e quer que aconteça. A Feira é isso. Temos a cidade amando e abraçando o projeto de janeiro a janeiro. A Feira é um agente transformador e desejamos sempre compartilhar esse amor pela cidade com moradores e turistas, desenhando um lugar bom para se viver”, completou Maciel.
 
A programação completa da Cozinha Show e dos demais eventos que farão parte do Festival da Primavera podem ser conferidos através do site festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.